Translate

sexta-feira, 16 de março de 2018

Tenho medo de heróis


Tenho medo de heróis


Na noite dessa última quarta feita (14-03-18), a vereadora Marielle e seu motorista Anderson foram mortos de forma brutal. Há muitas especulações, mas ninguém foi preso. Existem aqueles que tentam capitalizar o capital político que essa morte possa gerar, contudo ela tem se tornado uma heroína, porque ela se enquadra nas características literárias do herói: jovem e morrer no campo de batalha.

Tenho medo de heróis, pois todos, indistintamente, usam máscaras. Não digo aquelas da Marvel, mas são descaracterizados pela mesma turba que os canoniza. Precisam ser desfigurados para que todos se vejam neles. Tem suas falhas e pecados perdoados, posições duvidosas esquecidas, mas, igualmente, deixam de ser pais e mães; maridos e esposas; profissionais, etc. Passam a viver na frieza de uma estátua fadada à imortalidade e ao esquecimento.

Por que o mesmo destaque dado a Marielle não foi dado a Anderson, seu motorista? Foi morto no acaso, para ele não terão estátuas e laureis. Contudo, em nosso país, onde a injustiça reina, ambos serão esquecidos quando as lágrimas secarem e outras evento preencher as mentes e corações.

O grande problema dos heróis é que eles são erigidos a essa distinção com sangue e como estão mortos são obrigados a terem seus discursos escritos e reescritos para servirem o sabor das ideologias da moda. Entretanto a morte deles não faz outra coisa a não ser uma comoção pública, a impressão de camisas a formação de ONGs que defendam seus interesses para além do féretro tragado pela cova que chama a todos os mortais.

Não precisamos de mais um heróis em nosso rico panteão, porque a morte deles é ineficaz sem o frágil sentimentalismo. Todos precisam do Redentor. Aquele cuja morte nos deu vida eterna. Há uma permanente tendência de fazer de Cristo um mero herói e compará-lo a Sócrates ou Tiradentes, mas isso é um absurdo, porque sendo Deus se fez homem mortal para nos salvar, assim como a memória desse feito singular percorreu a história e venceu o esquecimento, mesmo quando a fé cristã foi perseguida, criticada e ironizada. Dessa maneira, Jesus não foi imortalizado, porque existe desde sempre, tudo foi criado por meio dele, assim como sua Palavra resistirá à passagem do céu e da terra.
Sonho com o dia em que não haverá mais a necessidade em que pessoas caiam como heróis. Almejo aquele dia glorioso em que as cabeças laureadas pelas glórias humanas desnudem-se das honras efêmeras para tomar a coroa da vida. Temo aquele dia em que diante do Cordeiro em que até mesmo os heróis serão humilhados pelos seus pecados e, como todos, cotarão tão somente com a misericórdia divina. Nesse dia a justiça e a paz hão de se abraçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário