Translate

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Caim em Node, uma contradição?


Caim em Node, uma contradição?
Na noite do dia 28 de julho de 1971, em São Paulo, no programa Pinga Fogo do Canal 4, o Pastor Manoel de Mello e Silva (organizador da Igreja O Brasil para Cristo) (1929-1990) fez a seguinte pergunta ao médium espírita Francisco Cândido Xavier (1910-2002): Deus criou Adão e Eva, todos nós concordamos, creio que você também, a maneira como foi criado e o mundo cristão inteiro. Muito bem. Mas logo após a criação de Adão e Eva, as duas primeiras criaturas humanas, surgiram as duas outras criaturas humanas; são os filhos de Adão e Eva: Abel e Caím. Você poderia, dentro da sistemática espiritualista, dentro da doutrina da reencarnação, dar uma explicação aceitável de onde vieram, qual a procedência de Caim e Abel, os dois primeiros filhos de Adão, isto é, pela ordem, a terceira e quarta pessoas humanas existentes?” (sic).
Dentro da resposta, Chico Xavier cita o que para ele seria uma contradição bíblica em Gênesis 4.16: “nos versículos 16 e 17, nós encontramos uma informação muito curiosa: a informação de que Caim, em se retirando da face de Deus, se dirigiu para uma cidade ou uma terra chamada Nod, onde ele desposou aquela que foi sua esposa e teve com ela uma grande descendência. Então estamos perguntando se determinados textos do Antigo Testamento não seriam códigos que nós precisamos estudar com mais segurança para não cairmos, por exemplo, em contradição do ponto de vista literal”.
Diante desse questionamento, um cristão com pouca experiência Bíblica pode comprar a inicial tentação de satanás, na qual vendeu a Eva a falsa convicção de que a Palavra de Deus possui erros e, por isso precisa ser desprezada ou levada em consideração com ressalvas.
Segundo Chico Xavier, até a morte de Abel, eram apenas Adão, Eva e seus dois filhos, Caim e Abel, contudo o líder espírita, que indicou nessa entrevista pouca intimidade com o Antigo Testamento (acreditando, erroneamente, que lá nada se fala de Jesus), ao ler Gênesis 4.14b Caim diz: “[...]serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará”, deveria ter percebido que haviam pessoas capazes e ávidas por vingar o sangue de Abel, de tal maneira que Deus teve que colocar um sinal que funcionou como salvo conduto que garantiu a integridade de Caim. Precisamos entender que o fato de Abel e Caim levarem ofertas a Deus mostra que já não são crianças e essa ideia se reforça quando observamos que Adão já tinha 120 anos quando lhe nasceu Set para substituir Abel (Gn 4.25).
Segundo Kidner (1979, p.72), dos versículos 14 e 17 sugerem que o primogênito de já era casado, pois em Gênesis 5.4 Moisés afirma Adão viveu 930 anos e nesse período teve filhos e filhas, todavia a genealogia do capítulo 5 começa com Set e não cita o nome das mulheres, entretanto, como vimos no versículo 14, é evidente que tivesse irmãos (descendentes iguais a ele de Abel) e, por isso, ou Caim se casou com uma irmã ou uma sobrinha.
Segundo Harrison (1983, p.172), Levítico 18.9 tende a evitar que relações de irmãos com irmãos ou meia irmãs (legítimas ou não) tal como foi o caso de Abraão (Gn 20.12). Dessa maneira, até a lei mosaica o casamento entre irmãos não era considerado pecado e pelo fato de Jesus não ter desconsiderado essa regra continua em vigor.
Alguém pode questionar: “- Mas o texto fala que Caim conheceu em Node sua esposa”. O verbo hebraico yada (יָדַע) é usado para intimidade sexual (Gn 4.1, 17; Nm 31.17; Jz 11.39; 1Sm 1.19; 1Rs 1.4 na Almeida Revista e Corrigida). Dessa maneira, Gênesis 4.17 não está afirmando que Caim conheceu sua esposa em Node, mas que teve intimidade sexual com ela o que lhe gerou seu primogênito Enoque.
Segundo McKenzie (1983, p.655), a terra de Node, como afirma Gênesis 4.16, fica a oriente (oeste) do Éden, todavia não é uma cidade literal, pois a Palavra Node significa peregrinação ou fuga. Contudo, acreditamos que esse lugar era conhecido na época de Moisés, contudo desconhecido e uma cidade nessa época, mas não na época de Caim ou que havia um pequeno aglomerado de pessoas, seus parentes, com os quais conviveu. Optamos pela primeira posição Node é uma localização geográfica conhecida na época de Moisés onde ele constrói uma cidade para a qual dá o nome de seu filho Enoque (começo).

Portanto, quando alguém lhe disser que a Bíblia deve ser estudada como uma metáfora, porque Caim encontra pessoas na terra de Node, você poderá defender a literalidade da Palavra e consequentemente sua inspiração, inerrância e infalibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário