Translate

sexta-feira, 26 de junho de 2015

A Boa Nova pelas Mulheres


A Boa Nova pelas Mulheres
“O Senhor deu a palavra, grande é a falange das mensageiras das boas-novas”. (Sl 68.11)
Neste Salmo Davi fala de vitória sobre os inimigos. Não sabemos, precisamente, quem eles o são de fato, pois o salmista não os especificou, mas poderiam ser os amonitas, que, formando uma coalizão com diversos estados arameus por mil talentos de prata (1Cr 19.6), alugaram trinta e dois mil carros (1Cr 19.7), contudo, apesar dessa opulenta força hostil, foram dispersos.
Entretanto, o mais significativo é o que Davi quis evidenciar: suas vitórias não se deram por causa de seus estratagemas ou a sua perícia na batalha, mas pelo fato do Senhor ter dado a sua Palavra ou uma ordem (como traduz a Bíblia de Jerusalém). Davi reconhece que suas atitudes estão a serviço da vontade do Adonai, o Senhor soberano e poderoso.
Todo o preparo dos inimigos não pode evitar que o Senhor tenha êxito em seus intentos, pois quem pode impedir o agir de Deus? (Isaías 43.13). A vitória de Gideão e seus trezentos homens sobre os midianitas que com o povo de Amaleque e todos os povos do oriente eram como gafanhotos em multidão (Jz 6.12) é um perfeito exemplo bíblico de que não há situação desvantajosa para Deus.
1. Uma mensagem de submissão e esperança:
Calvino opta traduzir Salmo 68.11 como: “O Senhor dará a palavra às mulheres que anunciarão o grande exército”. A vontade de Deus para que a batalha seja vitoriosa se reflete no fato das mulheres anunciarem as boas novas dessa vitória. De fato, no Antigo Testamento, as filhas de Israel cantavam as glórias das batalhas. Contudo, o salmista não está dizendo que elas estavam no combate e foram enviadas para anunciar o bom termo das hostilidades, mas, quando as trombetas de prata batida tocavam a rebate para a peleja, foram essas esposas que animaram seus maridos, oraram pedindo ao Senhor misericórdia, esperaram com o coração perseverante em uma guerra velada vivida no arraial dos filhos de Deus, porém, quando viram a volta dos seus queridos (maridos e filhos) como o sorriso livrador de Deus, entoaram cânticos como Miriã (Êx 15.20) ou as mulheres que se alegravam com as vitorias de Davi: “Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares” (1Sm 18.7).
2. Uma mensagem de vitória plena
Fernando Pessoa (ele mesmo), no poema Mar Português, usa um hipérbole linda mostrando quando o Atlântico ficou mais salgado pelas lágrimas de mães, filhos, noivas que olharam ao leu esperando as caravelas alvissareiras. Igualmente, Davi nos mostra, nesse versículo, que as mulheres, apesar de guerreiras esperançosas não anunciam a sua vitória, mas proclamam que o grande exército vem vitorioso. Não foi à toa que Madalena é quem primeiro verá o Senhor ressurreto. Não para testemunhar (haja vista que o testemunho de uma mulher naqueles dias não era válido), mas para proclamar como mensageira bendita: “vi o Senhor”.
Cabe à mulher sábia como mãe ou esposa, no temor do Senhor, edificar todos os dias a sua casa consolando com a impactante mensagem do Evangelho no qual se põe a viver e é testemunha viva. Se as mulheres do Salmo 68 estão anunciando que Deus venceu por Davi os exércitos Amonitas que envergonharam os filhos de Israel que se dirigiam a Rabá em missão de paz (1Sm 10.1-4), muito maior é o exército do Cordeiro que não carrega em seus braços objetos de valor humano perecíveis à ação da traça, ferrugem ou malícia de ladrões, mas traz a própria igreja como noiva resgatada da morte.
3. Uma mensagem que não será compreendida por todos:
Esse triunfo de Cristo é doce perfume aos Cristãos fieis, todavia odor maligno àqueles que se recusaram em proceder corretamente. Dessa forma, a mensagem das mulheres não será ouvida por todos, tampouco se admirada pela geração que sente coceira nos seus ouvidos por ouvir a sã doutrina. Sempre que se proclamar nesses dias de “já e ainda não” a vitória de Jesus haverá perseguição, porquetodos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm 3.12).

Portanto, apesar dos esforços empreendidos nesses dias difíceis, todo empenho será recompensado por Jesus quando disser: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25.21).

Um comentário:

  1. Este é um dos melhores estudos para mulheres. Muito obrigado que Deus vos abençoe

    ResponderExcluir