Translate

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

UMA VIDA PAUTADA NO LOUVOR


Uma vida pautada no louvor
“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Te 5.18)
Falar de render graças neste ano, especialmente aos olhos ímpios, parece algo artificial, pois passamos um dos períodos mais tumultuados dos últimos dez anos em uma recessão terrível, com altos índices de desemprego e uma crise de egos na política que parece atravancar todo o cenário nacional. Como Paulo, na Palavra de Deus, pode nos dizer: “em tudo dai graças”?
Quem leu Pollyanna moça de Eleanor H. Porter pode entender que Paulo fora o pioneiro do “jogo do contente”, outros podem acreditar que o Apóstolo fosse adepto daqueles que veem o copo meio cheio e não meio vazio. Contudo é essa a realidade que esse versículo quer elucidar? Mas quanto tudo parece escuro? Como alguém verá o copo da vida meio cheio quando sob o leito do hospital ou do féretro está o ente querido? Como jogar o jogo do contente frente a injustiça e o descaso até mesmo daqueles que outrora compartilhavam conosco de momentos agradáveis?
Com certeza não são essas as intenções de Paulo. Esse versículo deve ser visto no contexto mais amplo da primeira carta aos Tessalonicenses, assim como na vida do próprio Paulo.
O Apóstolo dos gentios estava no meio de suas segunda viagem missionária, passando pela região frígio-gálata com o propósito de visitar a Bitínia, mas o Espírito o quer no Ocidente (At 16.6,7).O Senhor deixa bem claro essa realidade com a visão do homem macedônico pedindo ajuda (At 16.8). A agenda do missionário e a de todo o cristão (que é essencialmente um testemunho vivo de Jesus e do seu poder) não é pautada pelas facilidades, zonas de conforto ou privilégios que alguns campos possam oferecer, mas pela vontade do Senhor que comanda a igreja. Em nenhum momento, o Espírito de Jesus inquiriu a Paulo sobre seus desejos ou capacidades, mas tão somente lhe entregou a missão que, ao encontrar o Ocidente envolveu nossa cultura nos pressupostos do cristianismo.
O início da história da igreja cristã no ocidente foi marcada por bênçãos como a conversão de Lídia (At 16.15) e a libertação da jovem adivinhadora (At 16.16-18), mas pelo açoite e o cárcere em Filipos (At 16.23,24). Eles poderiam murmurar na prisão, mas doloridos e com os pés presos no tronco investiram suas últimas forças em orar e cantar louvores (At 16.25). Libertos pelo Senhor não foram procurar cuidados médicos, mas estavam preocupados com a alma do carcereiro que os tinha prendido (At 16.30-34), concluído esse ofício não retomam antigos projetos e partem para a Bitínia, mas continuam no projeto que lhes foi transmitido pelo Senhor e seguem para Tessalônica (veja 1Te 2.1,2), porque “nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou” (2Tm 2.4).
Tessalônica é uma cidade de grande porte, atual capital da Macedônia e principal rota comercial do Império Romano. Paulo, Silas e Timóteo se detêm nessa cidade. Paulo dialoga (διαλγομαι – Veja 1Te 2.5) sobre as Escrituras três sábados seguidos nas sinagogas e provavelmente (a contar pelo vasto material de Primeira Tessalonicenses), como era seu costume, ensinou os convertidos de casa em casa (At 20.20).
O ministério de Paulo em Tessalônica frutificou atraindo “gregos piedosos e distintas mulheres” (At 17.4). Contudo, cumprindo a permanente profecia do Senhor em Mateus 5.11,12, Judeus movidos de inveja, tal como outrora foi feito a Jesus (Jo 19.6,5) trazem homens maus da malandragem (andarilhos que se prestavam a serviços escusos). Assim como a Jesus os judeus Tessalonicenses evidenciam o perigo de terem outrou rei senão César (Jo 19.15). A turba faz com que Jasom, homem abastado que hospedara os missionários, fosse preso e solto apenas sob fiança (At 17.6-9). Por causa dessas confusões todas Paulo afirma: “o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós” (1Te 5.5).
A confusão instalada foi tão intensa que Paulo e Silas são envidas, à noite, para Bereia (At 17.10) e depois Atenas. Quando Paulo está em Corinto (no início da década de 50 d.C.), Timóteo que estivera na Macedônia (compare At 18.5 com 1Te 3.1,2).
Timóteo mostra Paulo que a comunidade nascente vivia em uma fé operosa (1Te 1.3); em amor abnegado (1Te 1.3); em firme esperança (1Te 1.3); eleitos (1Te 1.4); imitadores de Cristo e modelo para outros crentes da Macedônica (1Te 1.6,7).
Entretanto não havia apenas rosas. Em uma igreja de homens caídos, que vivem sobe a máxima andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer” (Gl 5.16,17), apesar de não andarem no pecado (1Jo 3.6-9), mas está suscetível às terríveis investidas deste mundo mal, por isso, Paulo adverto aos efésios: tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Ef 6.13).
Tessalônica era uma cidade portuária e, dessa maneira, oferecia uma larga oferta para o pecado da sexualidade, assim, muitos membros as igreja estavam vivendo em prostituição (1Te 4.3), lascívia (1Te 4.5), impureza (1Te 4.7). Paulo adverte que aquele que rejeita a santificação, não está rejeitando apenas o homem ou uma pregação humana, mas o próprio Deus (1Te 4.8).
Precisavam desenvolver o amor fraternal que fosse capaz de transbordar para com todos os da Macedônia. Werner de Boor, refletindo a Primeira Epístola aos Tessalonicenses, afirma que o verdadeiro amor não é apreendido naturalmente, não somos autodidatas do amor, mas teodidatas dele. O exercício do amor sem a verdadeira instrução de Deus, pelo Espírito Santo, é ora egoísta (pensando apenas em interesses próprios e disposto a usar o outro enquanto lhe for favorável), ora tende a um paternalismo irresponsável.
Outro problema da Igreja Tessalônica estava no aguardo da volta de Cristo. Não faziam suas funções básicas orientados por uma teologia distorcida da parousia. Paulo enfatiza que a volta de Cristo será como um ladrão, ou seja súbita e inesperada (1Ts 5.1-4) e essa espera deve funcionar como fomento para a vigilância moral e não cronológica. O crente não deve estar ansioso pelo dia em que Cristo voltará (como vez e outra pregadores de ontem e de hoje tentam adivinhas), mas por viver de acordo com a vontade do Senhor quando ele chegar, porque, apesar de sabermos que as obras não podem salvar o homem elas funcionam como um ótimo indicador de que o indivíduo foi salvo.
Paulo não busca o lado bom da vida, porque ela não possui essa realidade, mas procura compreender a providência secreta de Deus sabendo todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8.28). Quando vivemos nessa perspectiva, podemos como José manter nossa santidade mesmo quando somos humilhados por aqueles que deveriam nos amar, permanecermos íntegros mesmo frente ao pecado, inabaláveis mesmo esquecidos no cárcere e sem perder a consciência de que apesar de ser mal aquilo que fizeram para nós, Deus pode tornar o mal em bem (Gn 50.20).



Nenhum comentário:

Postar um comentário