Caim em Node, uma
contradição?
Na noite do dia 28 de julho de 1971, em São Paulo,
no programa Pinga Fogo do Canal 4, o Pastor Manoel de Mello e Silva
(organizador da Igreja O Brasil para
Cristo) (1929-1990) fez a seguinte pergunta ao médium espírita Francisco
Cândido Xavier (1910-2002): “Deus
criou Adão e Eva, todos nós concordamos, creio que você também, a maneira como
foi criado e o mundo cristão inteiro. Muito bem. Mas logo após a criação de
Adão e Eva, as duas primeiras criaturas humanas, surgiram as duas outras
criaturas humanas; são os filhos de Adão e Eva: Abel e Caím. Você poderia,
dentro da sistemática espiritualista, dentro da doutrina da reencarnação, dar
uma explicação aceitável de onde vieram, qual a procedência de Caim e Abel, os
dois primeiros filhos de Adão, isto é, pela ordem, a terceira e quarta pessoas
humanas existentes?”
(sic).
Dentro da
resposta, Chico Xavier cita o que para ele seria uma contradição bíblica em
Gênesis 4.16: “nos
versículos 16 e 17, nós encontramos uma informação muito curiosa: a informação
de que Caim, em se retirando da face de Deus, se dirigiu para uma cidade ou uma
terra chamada Nod, onde ele desposou aquela que foi sua esposa e teve com ela
uma grande descendência. Então estamos perguntando se determinados textos do
Antigo Testamento não seriam códigos que nós precisamos estudar com mais segurança
para não cairmos, por exemplo, em contradição do ponto de vista literal”.
Diante desse questionamento, um cristão com pouca
experiência Bíblica pode comprar a inicial tentação de satanás, na qual vendeu
a Eva a falsa convicção de que a Palavra de Deus possui erros e, por isso
precisa ser desprezada ou levada em consideração com ressalvas.
Segundo Chico Xavier, até a morte de Abel, eram
apenas Adão, Eva e seus dois filhos, Caim e Abel, contudo o líder espírita, que
indicou nessa entrevista pouca intimidade com o Antigo Testamento (acreditando,
erroneamente, que lá nada se fala de Jesus), ao ler Gênesis 4.14b Caim diz: “[...]serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se
encontrar me matará”, deveria ter
percebido que haviam pessoas capazes e ávidas por vingar o sangue de Abel, de
tal maneira que Deus teve que colocar um sinal que funcionou como salvo conduto
que garantiu a integridade de Caim. Precisamos entender que o fato de Abel e
Caim levarem ofertas a Deus mostra que já não são crianças e essa ideia se
reforça quando observamos que Adão já tinha 120 anos quando lhe nasceu Set para
substituir Abel (Gn 4.25).
Segundo Kidner (1979, p.72), dos
versículos 14 e 17 sugerem que o primogênito de já era casado, pois em Gênesis
5.4 Moisés afirma Adão viveu 930 anos e nesse período teve filhos e filhas,
todavia a genealogia do capítulo 5 começa com Set e não cita o nome das
mulheres, entretanto, como vimos no versículo 14, é evidente que tivesse irmãos
(descendentes iguais a ele de Abel) e, por isso, ou Caim se casou com uma irmã
ou uma sobrinha.
Segundo Harrison (1983, p.172),
Levítico 18.9 tende a evitar que relações de irmãos com irmãos ou meia irmãs
(legítimas ou não) tal como foi o caso de Abraão (Gn 20.12). Dessa maneira, até
a lei mosaica o casamento entre irmãos não era considerado pecado e pelo fato
de Jesus não ter desconsiderado essa regra continua em vigor.
Alguém pode questionar: “- Mas o texto fala que Caim conheceu em
Node sua esposa”. O verbo hebraico yada
(יָדַע) é usado para intimidade sexual (Gn
4.1, 17; Nm 31.17; Jz 11.39; 1Sm 1.19; 1Rs 1.4 na Almeida Revista e Corrigida). Dessa maneira, Gênesis 4.17 não está
afirmando que Caim conheceu sua esposa em Node, mas que teve intimidade sexual
com ela o que lhe gerou seu primogênito Enoque.
Segundo McKenzie (1983, p.655),
a terra de Node, como afirma Gênesis 4.16, fica a oriente (oeste) do Éden,
todavia não é uma cidade literal, pois a Palavra Node significa peregrinação ou
fuga. Contudo, acreditamos que esse lugar era conhecido na época de Moisés,
contudo desconhecido e uma cidade nessa época, mas não na época de Caim ou que
havia um pequeno aglomerado de pessoas, seus parentes, com os quais conviveu.
Optamos pela primeira posição Node é uma localização geográfica conhecida na
época de Moisés onde ele constrói uma cidade para a qual dá o nome de seu filho
Enoque (começo).
Portanto, quando alguém lhe
disser que a Bíblia deve ser estudada como uma metáfora, porque Caim encontra
pessoas na terra de Node, você poderá defender a literalidade da Palavra e
consequentemente sua inspiração, inerrância e infalibilidade.
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